Resenha “Mestre Gil de Ham”

 

fullsizerender

Eu sou uma fã incontestável de J. R. R. Tolkien e de todo o universo criado por ele. O Professor, como é chamado pelos fãs, nasceu em 3 de janeiro de 1892 e teve uma brilhante carreira acadêmica. Conhecido por obras como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, Tolkien escreveu “Mestre Gil de Ham” com o único intuito de entreter seus filhos. Mesmo sendo um conto infantil,  a obra é sofisticada e indicada para leitores de todas as idades.

O livro, escrito em 1947 e publicado em 1949, conta a estória de Mestre Gil, um fazendeiro dono de um cachorro falante e medroso, Garm, que após enfrentar e afastar um gigante do condado, cai nas graças do povo e é escolhido para enfrentar o dragão Chrysophylax. O que ninguém sabe é que Mestre Gil afastou o gigante de uma forma bastante inusitada e nunca foi herói ou corajoso, muito pelo contrário. Mas, não querendo se passar por covarde e, principalmente, por gostar de sua tranquilidade e da vida pacata, decide partir em busca do dragão numa grande aventura com Garm e sua égua cinzenta, munido da espada Caudimordax, para ter sua paz de volta.

Mestre Gil, que possuía pouca coragem e nenhuma habilidade de combate, obtém êxito em suas batalhas, inclusive com o dragão, unicamente através de diálogos inteligentes e sarcásticos e, claro, da sorte, conquistando grande fortuna.

Uma estória divertida, simpática, engraçada, que apresenta uma leitura rápida e fácil, sem a complexidade típica das obras de Tolkien, cujos personagens possuem diversos costumes e gostos que nos lembram outros personagens marcantes do autor, como os adoráveis Hobbits.

A trama, mesmo que não sendo ambientada na Terra Média, é recomendada principalmente para introduzir o leitor ao universo de Tolkien e, apesar de curta, flui de forma bastante agradável. Livro para ler em um dia! =)

Ano: 2014
Editora: Martins Fontes
Número de páginas: 102
Nota: 3/5

Resenha por: Camila

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s